Copyright © 2019 CNEA. Todos os direitos reservados.

Contato:

Fone: (83) 99979-4080

           (83) 99955-0886

E-mail: cnea.jp@gmail.com

É graduado em Ciências Biológicas, Mestre e Doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília. Foi, por 27 anos, professor e pesquisador da Universidade Católica de Brasília, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental Atua na área de EDUCAÇÃO AMBIENTAL e GESTÃO AMBIENTAL (desenvolve recursos formacionais, implanta e avalia programas de Educação e Gestão Ambiental).

Possui graduação em Geografia Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo . Atualmente trabalha no Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Geografia e Turismo, atualmente pesquisa os seguintes temas: geografia do turismo e a produção do espaço, o turismo pedagógico e sua interface com o ensino de geografia.

(Advogado / Biólogo / Adm. Hospitalar / Professor / Escritor) Pós-graduado em Análise e Gestão Ambiental, Administração Hospitalar, Direito do Trabalho e Direito Ambiental. Professor de Cursos de Pós-Graduação no Unipê, FPB, CINTEP/PB e FAFIRE/PE. Conselheiro do Conselho Nacional de Meio Ambiente – Conama, Conselheiro do Cons. Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Acadêmico da Academia Paraibana de Letras Jurídicas – APLJ.

Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela UFC, mestrado em Planejamento Rural em Função do Meio Ambiente pelo Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza, doutorado em Geografia pela UNESP, pós-doutor em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação da UFBA e pós-doutor em Planejamento e Geoecologia da Paisagem pela Faculdade de Geografia, Universidade de Havana-Cuba. Atualmente é professor titular da UFC, tirocínio docente da UFBA e professor dos Doutorados e Mestrados do PRODEMA, da UFC . Tem experiência na área de Geoecologia da Paisagem, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, educação ambiental e desenvolvimento sustentável...

Doutorado Internacional e em Geografia, pela Universidade Autonoma de Barcelona UAB. Mestre e Graduada em Geografia, e em Pedagogia, através da UNIR. Especialista em Processamento das Informações Geográficas na Gestão Ambiental FAROL – RO. Profissionalmente atua como Professora em todos os níveis de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Licenciamento Ambiental, Pericia e Auditoria Ambiental, Meio Ambiente e Sociedade, Sustentabilidade Hídrica Local e Legislação dos Recursos Hídricos... É coordenadora e idealizadora do Grupo Experimental de Pesquisa Diálogo Hídrico Multidisciplinar...

Possui graduação em Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia pela UFPB, mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPB e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar. Atualmente é Professora do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG. Coordena na Instituição Receptora o Mestrado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (MINTER UFPB/UFCG) e é membro permanente do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – CDSA/UFCG. Encontra-se como pesquisadora associada a Rede Norte Nordeste de Fitoprodutos – INCT-RENNOFITO. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas...

Doutora em Geociências pela UFPE. Cursou parte do doutorado em regime de intercâmbio sanduíche na Universidade de Trás-os-Montes e Ato Douro UTAD – Portugal. Mestre em Geociências pela UFPE. Especialista em Ciências Ambientais pelo CINTEP-PB. Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela UFPB. Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável. Recebeu menção honrosa do prêmio de Teses CAPES 2017, pelo reconhecimento da relevância do trabalho nas geociências. Atualmente Professora Adjunta na Universidade de Pernambuco (UPE/PETROLINA).

Professor Titular da UFPB e Professor Visitante da UFRR, vinculado ao – PPG-GEO / Instituto de Geociências; Professor Passante na UNA - Costa Rica; Bacharel em Geografia pela UNB; Mestre em Geografia pela UFPE, Doutor em Geografia Física na USP, Pós-Doutor em Geologia Sedimentar e Ambiental, na UFPE; Pós-Doutor em Geoecologia das Paisagens, pela UFBA; Pós-Doutor em Gestão Socioambiental de Parques Nacionais, pela Universidade Central do Chile. Tem experiência na área de Geociências, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Diagnóstico e Análise Ambiental, Metodologia da Pesquisa, Ecodesenvolvimento, Planejamento do Turismo e Educação Ambiental. 

Pesquisador científico nível VI, trabalha no IAC – Instituto Agronômico de Campinas; Engenheiro Agrônomo, Mestre em Engenharia de Água e Solo pela UNICAMP. Doutor em Ciências Ambientais pela UNESP. Atualmente é professor convidado na ESALQ/USP no Curso de Especialização em Manejo de Solos. Tem experiência na área de Engenharia de Biossistemas, com ênfase em Manejo Conservacionista de Solos e Gestão de Impactos em Bacias Hidrográficas. Atualmente desenvolve pesquisa no Centro de Engenharia e Automação do IAC em Jundiaí – SP.

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Mestre em Geografia e Análise Ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Doutor em Geografia e Gestão do Território pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU e Pós-Doutor em Geografia Urbana pela Universidade de São Paulo – USP. Atualmente é docente na Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Lotado na Escola Técnica de Saúde e Coordenador da Divisão de Assistência e Orientação Social – DIASE/PROAE/UFU. Atua nas linhas de pesquisa em planejamento e gestão ambiental, Controle Ambiental, Avaliação de Impacto Ambiental, Educação Ambiental, qualidade de vida urbana, turismo e meio ambiente.

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Geografia (Utilização e Conservação de Recursos Naturais) pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutorado em Geografia (Planejamento Ambiental) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-Doutorado em Geoconservação pela Universidade do Minho-Portugal. Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Geoecologia, Geoconservação e Educação ambiental. desenvolve pesquisas e orienta alunos de graduação e pós-graduação nas áreas de ecologia da paisagem, geoconservação, planejamento ambiental, geoturismo e educação ambiental.

Graduação, Mestrado e Doutorado em Geologia. Mestre em Política Internacional. Estágio de Pós-Doutorado Pesquisador-Bolsista CAPES-PNPD, dezembro de 2013 a maio de 2014. Experiência profissional e de pesquisa no Brasil, França, Guiné-Bissau, Suécia e Antártida. Por 14 anos, pesquisador e professor da Universidade Católica de Brasília, na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental. Propostas de interesse profissional: 1. Educação e sustentabilidade da Antártida como contorno bioético: o desafio da revisão do Sistema do Tratado Antártico (STA), em 2047; 2. Flex e o verde acrítico: aquecimento global de discursos e narrativas do politicamente verde.

Farmacêutica modalidade Industrial pela PUC de Campinas, Mestre e Doutora em Fisiologia pela Unicamp e Usp, respectivamente. Realizou Pós-doc no Brasil na área de Estresse e em Lyon, na França em Metabolismo. Atualmente é Professora da Universidade Estadual de Campinas, no Instituto de Biologia e foi idealizadora e atualmente preside o Laboratório de Estudos do Estresse.

Comunicadora Social pela Faculdades Metropolitanas Unidas, Doutora em Ciências (UFSCar) e Pós-doutora em Estados Emocionais e Movimento e em Desenvolvimento Humano e Tecnologia (UNESP). Atua como Life Coaching, na mentoria empresarial e como Pesquisadora Colaboradora no LABEEST, Laboratório de Estudos do Estresse (UNICAMP). Vem se dedicando nos últimos 12 anos ao tema felicidade, em sua interface com a sustentabilidade, tendo criado a metodologia Felicidade Sustentável, a qual aplica em suas formações com educadores no Brasil e Portugal, coaching, mentoria com empresas e também em seu canal no YouTube. 

Professor do Departamento de Metodologia da Educação, do Centro de Educação da UFPB. Bacharel em Ciências Biológicas pela UFPB, Licenciado em Ciências Biológicas pela UFPB, Mestre em Ciências Biológicas (Zoologia) pela UFPB, Doutor em Ciências pela UFSCAR e Pós-Doutor em Educação (Educação Ambiental) pela UFMT. Tem atuado nos seguintes temas: Educação e Meio Ambiente; Educação Ambiental; Ensino de Biologia e Ciências; Formação Continuada de Professores; Estágio Supervisionado em Docência no ensino de Ciências e Biologia; Formação Docente: educação permanente, (re)profissionalização docente; Educação Contextualizada para o semiárido e Bioma Caatinga. 

Possui curso de tecnólogo em Cooperativismo pela UFPB, graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela UEPB, graduação em Licenciatura Plena em História pela UEPB, especialização em Metodologia do Ensino Superior e em Análise Ambiental da Paraíba pela UEPB, especialização em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia. Mestre em Educação, Desenvolvimento e Política Educativa em Ciências da Educação, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia . Doutor em Agronomia pela UFPB. Atualmente é professor da UEPB, atuando principalmente nos seguintes temas: Agricultura familiar e meio ambiente rural; Recursos Hídricos; Gestão de resíduos sólidos; Conservação de recursos naturais; Fitossociologia, Etnobotânica e Etnoclimatologia.