Copyright © 2019 CNEA. Todos os direitos reservados.

Contato:

Fone: (83) 99979-4080

           (83) 99955-0886

E-mail: cnea.jp@gmail.com

Cursos Especiais

1. Auditoria e Perícia Ambiental [30 vagas]
Prof. MSc. Boisbaudran Imperiano

 

Ementa: Estudo introdutório sobre os Instrumentos de Gestão Ambiental. Noções de responsabilidade ambiental. Dano Ambiental. Introdução a Auditoria Ambiental, seu conteúdo, planejamento, plano de auditoria. Introdução a Perícia Ambiental. Inserção da prova pericial no processo judicial. Classificação das Perícias. Direitos, Deveres e Responsabilidades processuais dos Peritos e Assistentes Técnicos. Elaboração de laudos pericial.

2. OFICINESTRA: Cutucando a percepção [30 vagas]
Prof. Dr. Genebaldo Freire Dias (www.genebaldo.com.br)

 

Ementa: Exame crítico e autocrítico das relações-dependências pessoas-ambiente (percepções dos nossos hábitos, atitudes, decisões e comportamentos, nas formas de produção, consumo e descarte que contribuem para a fragilização da sustentabilidade humana); inovação, eficiência, simplicidade, cooperação, ética e valores humanos, fundamentos para a reconfiguração de sociedades possivelmente sustentáveis.

3. AGROFLORESTAS [30 vagas]
Prof. Dr. Afonso Peche Filho

 

Ementa: Conceitos fundamentais; Diretrizes para planejamento de Sistemas Agroflorestais; Elementos práticos para elaborar arranjos agroflorestais; Manejo adaptativo de SAFs; Serviços e produtos SAFs.

4. Geoecologia das Paisagens aplicada ao Planejamento Ambiental [30 vagas]
Prof. Dr. Edson Vicente da Silva

 

Ementa: Os fundamentos teóricos da analise geossistêmica e seus subsídios à Geoecologia das Paisagens; seus principais fundamentos e procedimentos metodológicos; autores de destaque da Teoria dos Geossistemas e sua aplicabilidade na leitura dos territórios. A Geoecologia das Paisagens e seu princípios teórico-metodológicos; histórico de sua evolução como componente das ciências geográficas. Diferentes perspectivas e dimensões de análise, diagnóstico e proposições da Geoecologia das Paisagens. O Planejamento Ambiental como instrumento de organização territorial, os fundamentos da Geoecologia das Paisagens aplicadas nas estratégias de Planejamento Ambiental, as diferentes etapas de Organização e Inventário, Análise, Diagnóstico, Proposições e Projeção de Cenários. Inter-relações entre a Cartografia Temática e o Geoprocessamento  no Planejamento Ambiental; na leitura da realidade espacial e na implementação de estratégias de Gestão Ambiental.