Normas de Submissão de Artigos

Submissão de Artigos:

  • Prazo prorrogado da data limite para envio dos artigos: 31 de agosto de 2017;
  • O Congressista poderá efetuar a inscrição e enviar o artigo posteriormente, observando-se a data limite;
  • Para efetuar a inscrição, preencher o formulário disponível no site e anexar os seguintes documentos:
  1. Artigo Completo salvo EXCLUSIVAMENTE no Formato WORD (.doc) e identificado com o(os) nome(s) do(s) autor(es) inscrito(s);
  2. Comprovante de Pagamento (Depósito ou Transferência Bancária); e
  3. Comprovante de Estudante ou Professor do Ensino Fundamental (se for o caso).
  • O trabalho deve ser submetido no formato de ARTIGO CIENTÍFICO, contendo: abstract, resumo, palavras-chaves, desenvolvimento do texto (incluindo a introdução, metodologia, discussão, etc.) e referências bibliográficas (Ver o tópico: Estrutura do Artigo);
  • A relação dos TRABALHOS APROVADOS será PUBLICADA no site do Congresso, conforme a liberação da Comissão Científica;
  • Os artigos aprovados serão publicados no formato E-Book (ISBN) e veiculados no site em até 90 dias úteis após o encerramento do Evento.

Autores:

  • Cada PARTICIPANTE INSCRITO tem direito de enviar e apresentar 01 (um) artigo;
  • É permitida a ASSINATURA de 01 (um) autor + 03 (três) coautores para cada trabalho inscrito (estando incluso o Orientador);
  • O participante AUTOR de um artigo poderá assinar co-autoria em no máximo outros 2 (dois) artigos. Durante o Evento o Congressista NÃO PODERÁ APRESENTAR E NEM RECLAMAR O CERTIFICADO CORRESPONDENTE dos artigos nos quais aparece como co-autor;
  • Os orientadores são autorizados a assinar no máximo três trabalhos em co-autoria. Nos demais o seu nome deve constar em nota de rodapé, acompanhado da referência “orientador”;
  • Os artigos inscritos por Estudantes de Ensino Básico, Técnico ou Graduação devem conter o nome do Orientador.

Estrutura do Artigo:

  • O Artigo deve conter o máximo de 12 páginas, sendo redigido em português, com letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, margem de página de 2 cm em todos os lados, justificado e sem dividir palavras no final da linha. Nomes científicos e palavras estrangeiras grafadas em itálico;
  • O Título do artigo deve conter a ideia precisa do conteúdo e ser o mais curto possível, escrito em letras maiúsculas (tamanho 14), CENTRALIZADO;
  • A identificação do nome dos Autores deve aparecer na ordem correta de autoria, com o ultimo sobrenome em MAIÚSCULO. Seguido da titulação, instituição e e-mail. O texto deve estar alinhado à direita. Exemplo:

Laciene Karoline Santos de FRANÇA
Graduanda do Curso de Geografia da UFPB
laciene@uuffppbb.br

  • O Resumo deve ser inserido no corpo do artigo, escrito em língua portuguesa, com no máximo 300 palavras, e seguidos de até cinco palavras-chaves;
  • O Abstract (Inglês) ou Resumen  (Espanhol) deve ser inserido após o resumo, com no máximo 300 palavras, e seguido de até cinco palavras-chaves (Keys-words/Palabras-claves);
  • É permitido o uso de tabelas e figuras (sem exageros), segundo as recomendações:
  1. Numerar em arábico e inserir no texto (no caso das figuras) através do link “Inserir Imagem” do Word. (Favor não “recortar” e “colar” a imagem no corpo do artigo);
  2. Escrever as legendas abaixo das tabelas e figuras, com letra Times New Roman (tamanho 10).
  • As citações dentro do parágrafo devem estar escritas entre aspas e sem itálico.
  • Transcrever as citações (com mais de quatro linhas) com recuo a esquerda de 4cm, fonte com tamanho 10, normal, e espaçamento simples;
  • Incluir as Referências no final do Artigo, seguindo as normas bibliográficas da ABNT, com os nomes das obras em itálico;
  • A redação dos artigos deve ser concisa, com exatidão e clareza necessários à sua fiel compreensão;
  • É PROIBIDO O USO NEGRITO NO TEXTO.

Modelo de Artigo – Edson Vicente da Silva

Apresentação dos Trabalhos:

  • Haverá disponibilidade de Data-Show para apresentação dos trabalhos;
  • O tempo de Apresentação será entre 10 e 12 minutos;
  • Cada  participante inscrito só poderá apresentar 01 (um) trabalho;
  • Os Certificados serão entregues EXCLUSIVAMENTE AOS AUTORES presentes e devidamente inscritos no Congresso, ao término de todas as apresentações;
  • O Congressista só tem direito a um certificado de apresentação e não poderá apresentar  nem reclamar o certificado de um segundo artigo mesmo que seja co-autor.