Palestrantes

Luciana Cordeiro – UNICAMP

Luciana Cordeiro

Professora Doutora de Direito da UNICAMP. Professora Plena no Programa de Pós Graduação em Ensino e História das Ciências da Terra (PEHCT) no Instituto de Geociências – UNICAMP. Possui Doutorado e Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, área Direitos Difusos- Direito Ambiental; Especialização em Direito Processual Civil e em Direito Penal e Processual Penal. Graduação em Direito pela Universidade São Francisco. Desenvolve pesquisas nos temas: recursos hídricos, águas subterrâneos, ordenação do solo, geoparque e sustentabilidade, direito e educação ambiental. Pesquisadora do SB-Lab-Sustainable Business Laboratory da FCA/UNICAMP. Foi Coordenadora dos cursos de Pós Graduação em Direito Ambiental e em Direito Imobiliário no Centro Universitário Padre Anchieta- Jundiaí/SP. Parecerista e Consultora em Direito Ambiental. Participou do Programa de Fortalecimento Institucional do Projeto Sistema Aquífero Guarani no Uruguai. Sócia Fundadora da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil – APRODAB. Conselheira Efetiva da Comissão Estadual de Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Sustentável da OAB SP.

Carlos Hiroo Saito – UNB

Carlos Hiro Saito

Professor efetivo, classe Titular, com dupla lotação no Departamento de Ecologia e no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília; orienta no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Formado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Análise de Sistemas pela PUC/RJ, tem mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com ênfase em Geoprocessamento. Conduz trabalhos com uma abordagem interdisciplinar nas linhas de pesquisa de Educação Ambiental, Segurança Hídrica e de Gestão do Território. É parecerista de diversas revistas internacionais e nacionais.

Francisco Seabra – Sistema UniAstro

Francisco Seabra

Astrólogo. Professor do Curso de Extensão Astrologia para Pesquisadores da Universidade de Brasília –UnB. Professor do Curso de Extensão Astrologia para Pesquisadores da Universidade de Brasília –UnB. Coordenador e professor do Curso de Extensão e do Curso de Pós Graduação em Formação e Pesquisa Astrológica do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. Autor da pesquisa Identificação e Validação de Marcadores Astrológicos Associados à Escolha Profissional das Áreas do Direito, Psicologia e Jornalismo (UniCEUB). Sócio Fundador do Sistema UniAstro – cálculo, pesquisa e interpretação astrológica.

Flávia Rebelo Mochel – UFMA

Flávia Mochel

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Zoologia – Museu Nacional / UFRJ e doutorado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão, responsável pelo LAMA- Laboratório de Manguezais e fundadora/coordenadora do CERMANGUE- Centro de Recuperação de Manguezais na UFMA. Possui experiência na área de Ecologia e Oceanografia Biológica, com ênfase em Ecologia e Recuperação Ecológica de Manguezais, atuando principalmente nos seguintes temas: manguezais, educação ambiental, macrofauna bêntica, sensoriamento remoto e ecossistemas costeiros.

Lígia Tavares – UFPB

Ligia Tavares

Professora Associada do Departamento de Geociências da Universidade da Paraíba. Doutora em Planejamento Urbano e Regional. Ambientalista e membro de fóruns da Sociedade Civil Organizada, atua na defesa do Meio Ambiente da Mata Atlântica, falésia do Cabo Branco e bacia do rio Gramame. Atualmente preside a Rede de Monitoramento Cidadão de João Pessoa, do Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Andréa Maria Calazans Pacheco Pacífico – UEPB

Andrea Pacifico

 Pesquisadora visitante no Centro de Estudos de Refugiados da Universidade de Oxford; Pós-doutora em Direito Internacional dos Refugiados pela Universidade de York, Canadá; doutora (PhD), com distinção, em Ciências Sociais pela PUC/São Paulo, com período sanduiche no Centro de Estudos de Refugiados da Universidade de York, Canadá; mestre (LLM/MA) em Direito Internacional e Política/Relações Internacionais pela Universidade de Lancaster, Inglaterra; e bacharela em Direito pela UFAL. É ainda professora adjunta, com dedicação exclusiva, da graduação e do mestrado, do Curso de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba, coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Deslocados Ambientais (Nepda) e co-coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (ACNUR) desta IES. Tem experiência em deslocados ambientais, migrantes e refugiados, Direitos Humanos e Humanitário, Direito Internacional e regimes internacionais, capital social e processos de democratização.

Hermeson Cassiano de Oliveira – UESPI

Hermeson

Possui graduação em Licenciatura em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ceará, Mestrado e Doutorado em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia. Desenvolveu parte de seu doutorado realizando estágio sanduíche na Universidade de Leiden, Holanda. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). É professor orientador credenciado no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde (PPGBAS) da Universidade Estadual do Maranhão. É pesquisador colaborador do Programa Antártico Brasileiro, participando do projeto & quot; Evolução e Dispersão de Espécies Antárticas Bipolares de Briófitas e Liquens & quot;. Tem experiência na área de botânica, com ênfase em taxonomia e ecologia de briófitas, além de atuar no ensino de ciências biológicas.

Alineaurea Florentino Silva – EMBRAPA

Alineaurea Florentino

Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente(PRODEMA/UFPB). Atualmente é Pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo Ecológico de Solo e Tratos Culturais, atuando principalmente com os temas: Sistemas alternativos de produção e uso do solo, Agroecologia e Meio Ambiente, Agricultura familiar, Convivência com a semiaridez, Fitotecnia, Mandiocultura, Diversificação de Cultivos e Uso de Resíduos Orgânicos.

Talden Farias – UFPB

Talden Farias

Advogado, consultor jurídico e professor de Direito Ambiental da graduação e da pós-graduação do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba – CCJ/UFPB. Doutor em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, com estágio de doutoramento sanduíche junto à Universidade de Paris 1 – Pantheón-Sorbonne. Doutor em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, com estágio de pesquisa realizado junto à Universidade de Salamanca/Espanha. Mestre em Ciências Jurídicas pela UFPB. Diretor de Ensino da União Brasileira da Advocacia Ambiental – UBAA. Líder do Núcleo de Estudos em Direito Ambiental e Urbanístico – NEDAU. Autor dos livros “Licenciamento ambiental: aspectos teóricos e práticos”, “Introdução ao direito ambiental” e “Direito ambiental: tópicos especiais” (Universidade Federal da Paraíba, 2007). Co-organizador dos livros “Direito ambiental: o meio ambiente e os desafios da contemporaneidade”e “Planejamento urbano de energias renováveis: diálogos franco-brasileiros”, dentre outros. Autor de diversos capítulos de livros e de dezenas de artigos científicos publicados em periódicos especializados. Membro de equipe multidisciplinar de diversos Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental relativos a obras de infraestrutura e conferencista e debatedor em congressos e seminários. Colunista ambiental do site Consultor Jurídico.

Yendry Dover – UNA Costa Rica

Yendre

Bacharel em Língua Estrangeira e Mestre em Educação, com ênfase na aprendizagem de Inglês. Participa de projetos de ensino, extensão e pesquisa, com livros e artigos publicados sobre o ensino de Inglês em áreas rurais. Palestrante sobre temas como desenvolvimento internacional de Micro, Pequenas e Médias Empresas – MPME, ensino e aprendizagem de Inglês e educação ambiental. Coordena o Programa de Meio Ambiente, onde desenvolve as linhas de pesquisa ecopedagogia e educação ambiental. Realizado trabalho de extensão em comunidades da região Chorotega (Nicoya, Hojancha e Santa Cruz), promovendo mudanças na cultura ambiental das pessoas através de vários projetos, entre os quais está a análise do comportamento humano. É membro da Comissão Científica que investiga os efeitos do Aedes aegypti no município de Nicoya, região de Chorotega.

Boisbaudran Imperiano – UNIPÊ

Boaibaldran Imperiano

Advogado, Biólogo, Adm. Hospitalar, Escritor e Professor. Acadêmico da Academia Paraibana de Letras Jurídicas – APLJ. Aluno do Doutorado em Direito. Pós–Graduado Análise e Gerenciamento de Recursos Naturais. Pós–Graduado em Administração Hospitalar. Pós–Graduado em Direito do Trabalho. Pós–Graduado em Direito Ambiental. Professor de cursos na graduação e pós-graduação nas Faculdades: FAP/PB, UNIPE/PB, FPB/PB, CINTEP/PB, FAFIRE/PE e ESA/AL. Autor dos livros: “Direito Ambiental: Concursos e Exames”; “Direito, Auditoria e Instrumentos de Gestão Ambiental”; “Direito, Auditoria e Perícia Ambiental”; “Sustentabilidade Ambiental” e “Direito e Gestão Ambiental: O que as Empresas Devem Saber”. Conselheiro do Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA (Brasília-DF). Conselheiro do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – CNRBMA (São Paulo-SP).

Nubia Caramello – (LABOGEOPA/UNIR)

Nubia Caramelo

 Licenciada em Geografia e em Pedagogia, pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR., é Especialista em Processamento das Informações Geográficas na Gestão Ambiental ; Doutora em Geografia pela Universidade Autônoma de Barcelona UAB – Espanha. É investigadora convidada do Laboratório de Geografia e Planejamento Ambiental (LABOGEOPA/UNIR) e do Grupo de pesquisa em Geomorfologia Fluvial e Ambiental (Geomorphos/UFRJ). Pesquisadora de instrumentos que viabilizem Plano de Bacia Hidrográfica e mecanismo de Gestão de Bacia Hidrográfica Integrada ao interesse dos atores locais. Tem como base de diálogo geomorfologia ambiental, historia ambiental e metabolismo ambiental. Funcionária publica do Estado de Rondônia atual como professora de geografia desenvolvendo projetos em Educação Ambiental. É coordenadora e idealizadora do Grupo Experimental de Pesquisa Diálogo Hídrico Multidisciplinar. Organizadora de três livros que buscam evidenciar o real cenário das águas superficial e subterrânea da região amazônica, tendo como estudo de caso Rondônia.

 José Paulo Marsola Garcia  – UFPB

José Paulo

Graduado em Geografia pela UNESP-Rio Claro, Mestre em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo e Doutor em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado – do Departamento de Geociências – DGEOC do Centro de Ciências Exatas e da Natureza -CCEN, Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Tem experiência na áreas de Mapeamento; Planejamento e Gestão Ambiental . 

Alecksandra Vieira de Lacerda – UFCG

Alecsandra Vieira

Possui graduação em Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Professora Adjunto, Nível IV, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande ocupando os seguintes cargos: Coordenadora do Laboratório de Ecologia e Botânica, Coordenadora de Pesquisa e Extensão da Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento, Presidente do Comitê de Pesquisa e Extensão do CDSA/UFCG, membro do Comitê Interno de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande e Coordena na Instituição Receptora o Mestrado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (MINTER UFPB/UFCG). Encontra-se como Líder do Grupo de Pesquisa – CNPq: Conservação Ecossistêmica e Recuperação de Áreas Degradadas no Semiárido e está como pesquisadora associada a Rede Norte Nordeste de Fitoprodutos – INCT-RENNOFITO. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, Ecologia de Comunidades e Ecologia de População, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia e dinâmica da Caatinga, gerenciamento e manejo de bacias hidrográficas, etnoecologia, flora e estrutura de áreas ciliares e manejo de lavoura xerófila.

Anderson Pereira Portuguez – UFU

Anderson Portuguez

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo; Pós-Graduado (Lato Sensu) em Educação Escolar pela Faculdade Espírito-Santense de Administração; Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo; Doutor em & quot; Geografia e Desenvolvimento: Território, Sociedade e Turismo & quot; pela Universidad Complutense de Madrid. Pesquisador experiente em Geografia Cultural e do Turismo, Geografia Política, Geografia e Religiosidade Popular e Estratégias de Desenvolvimento de Base Comunitária. Professor Adjunto IV do Curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (Campus Pontal – Ituiutaba, MG). Conselheiro da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (Ituiutaba, MG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (FACIP/UFU). Presidente do Instituto Ganga Zumba, seção Minas Gerais.

Thais Guimarães – GEOdestinos

Thais Guimarães

Doutora em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco – Linha de pesquisa: Geologia Sedimentar e Ambiental. Cursou parte do doutorado em regime de intercâmbio sanduíche na Universidade de Trás-os-Montes e Ato Douro. Mestre em Geociências pela UFPE. Especialista em Ciências Ambientais pelo CINTEP-PB. Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba. Foi professora substituta do Dpto. de Geologia da UFPE e Tutora a distância. Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia e Geologia Ambiental, trabalhando principalmente com Patrimônio Geológico, Geoconservação (Geoparques e Geoturismo), Geoarqueologia, Educação Ambiental, Riscos Ambientais, Geo-educação e Popularização das Geociências.

Ricardo Farias do Amaral – UFRN

Ricardo Amaral

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE(1982), especialização em Oceanografia Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e Geologia Marinha pela UFF, mestrado em Geociências pela UFPE (1987) e doutorado em Geociências pela UFRGS (1999). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua na área das Geociências, com ênfase em Geologia Costeira, Gestão Costeira, Geomorfologia e Geoprocessamento, e tem desenvolvido estudos relacionados à Geologia Ambiental e Urbana, Diagnóstico e Zoneamento Ambiental e Gestão em áreas costeiras e em unidade de conservação marinha e projetos de extensão voltados ao meio ambiente, educação e cinefotografia.

Vanice Fragoso Selva – UFPE

Vanice Selva

Geógrafa e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutora pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco atuando nos cursos de graduação em Geografia e em Turismo e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA. Esteve na coordenação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA no período de 2007 a 2012. Atualmente coordena o Laboratório de Pesquisas Integradas de Gestão Ambiental do PRODEMA onde desenvolve atividades de pesquisa e extensão e o Programa de Educação Tutorial – Conexão de Saberes: Gestão Política-Pedagógica na UFPE. No campo da pesquisa, enfatiza a Gestão do Território atuando principalmente nos seguintes temas: análise e gestão ambiental do território, governança ambiental turismo. Atualmente desenvolve pesquisa voltada para a gestão de territórios turísticos em pequenas ilhas e ambientes protegidos. No âmbito da extensão, coordena projetos nas temáticas de meio ambiente, educação ambiental e sustentabilidade. Durante sua trajetória profissional tem participado de projetos de interesse nacional, regional e estadual no âmbito de estudos de impactos ambientais, implantação de projetos de turismo, planejamento e gestão de áreas protegidas, gestão ambiental municipal, Educação Ambiental-Escolas Sustentáveis e estudos de capacidade de carga turística para operacionalização do turismo.

Giovanni de Farias Seabra – UFPB

Giovanni seabra

Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba, é Bacharel em Geografia pela Universidade de Brasília, Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco, Doutor em Geografia Física na Universidade de São Paulo, Pós-Doutor em Geologia Sedimentar e Ambiental, na Universidade Federal de Pernambuco, Pós-Doutor em Geoecologia das Paisagens, pela Universidade Federal da Bahia, Pós-Doutor em Gestão Socioambiental de Parques Nacionais, pela Universidade Central do Chile. Autor de diversos livros e artigos científicos, tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoecologia das Paisagens, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Diagnóstico e Análise Ambiental, Metodologia da Pesquisa, Ecodesenvolvimento, Planejamento do Turismo e Educação Ambiental. É coordenador do Projeto Turismo Sertanejo, desde 2001.

Karina Massei – Aquário Paraíba

Karina Massei

Graduada em Ciências Biológicas com Ênfase em Biologia Marinha (UNISANTA/SP). Mestre em Estudos Marinhos em Ambientes Costeiros (EMAC/Universidade do Algarve,PT). Doutoranda pelo Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente PRODEMA – UFPB.  Coordenadora de Educação Ambiental da Superintendência de Administração do Meio Ambiente no Estado da Paraíba – SUDEMA. Especialista em Educação Ambiental (SENAC/PB). Trabalhou no Atlantis The Palm (Dubai) como Gerente da Área Dolphin Bay. Trabalhou no Zoomarine Itália SpA como Diretora Zoológica e no Mundo Aquático – Parques Oceanográficos de Entretenimento Educativo, SA (Zoomarine, PT) ocupando o cargo de Curadora da Área Zoológica, tendo experiência em parques zoológicos nas áreas envolvidas com manejo e condicionamento operante baseado em reforço positivo com espécies exóticas, na organização e gestão de equipes.

José Ricardo Martins da Silva – Emlurb-PCRecife

Ricardo Martins

Engenheiro Agrônomo formado na Universidade Federal Rural de Pernambuco, com Especialização em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba. Professor da graduação e pós-graduação na UNESF/FUNESO desde 1981. Leciona as disciplinas Botânica e Ecologia (graduação); Implantação e Manutenção de Jardins, nos Cursos de Pós-Graduação em Paisagismo e Geografia e a Questão Ambiental. Eleito Presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU, biênio 2010 – 2011 / biênio 2012 – 2013. President of Brazil Chapter  na ISA – International Society of Arboriculture (USA) / SBAU, biênios 2010 – 2011 / 2012 – 2013. É Consultor em Paisagismo, Arborização Urbana, e Meio Ambiente.

Solange Coutinho – UPE

Solange Coutinho

Geógrafa, especialista em Ecologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutoranda em Educação pela Universidade da Madeira, Portugal. Atualmente é professora titular da Universidade de Pernambuco lecionando as disciplinas Ecologia e Biogeografia no curso de licenciatura em Geografia e pesquisadora adjunto da Fundação Joaquim Nabuco, instituição do Ministério da Educação, lotada na Coordenação de Estudos Ambientais, tendo como linhas de pesquisa Educação Ambiental e Unidades de Conservação como Lugares Educadores. Representa a Fundação Joaquim Nabuco na Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Pernambuco e o campus Mata Norte da Universidade de Pernambuco na Comissão Científica que assessora o Conselho da Resex Acaú-Goiana.

Sergio Fernandes Alonso – UFPB

Sergio alonso

 

Doutor em Geografia (Gestão do Território) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Gestão do Território, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento geoambiental, geoeconomia e reestruturação urbana e regional. Leciona na graduação e pós-graduação. No âmbito administrativo tem experiência como chefe de departamento, coordenador de curso, prefeito universitário e pró-reitor adjunto. Foi avaliador de curso e de instituições no âmbito do – INEP/MEC.

Lucivânio Jatobá – UFPE

Lucivanio Jatoba

Geógrafo, mestre em Geografia e doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente, pelo PRODEMA-UFPE.  É professor Adjunto  do Departamento de Ciências Geográficas da UFPE, desde o ano de 1977, com atuação nas seguintes áreas: Geomorfologia, Climatologia e Metodologia do Ensino de Geografia. Lecionou em diversas instituições de ensino superior brasileiras, em cursos de pós-graduação, além de ter ministrado dezenas de cursos intensivos em vários Encontros e Congressos Científicos no Brasil. E´autor de  livros que tratam da Questão Ambiental, entre os quais ” Introdução à Geomorfologia”, “Tópicos Especiais de Geografia Física” , “Litosfera- Mineral, Rochas e Relevo” e ” O Nordeste Brasileiro- A Convivência com a Seca”.

Maria de Lourdes Soares – UFPB

Maria de Lourdes

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Pós-Doutoranda da Pontifícia Universidade Católica de Sáo Paulo. Coordenadora do Laboratória de Estudos e Práticas Sociais (LEPS/DSS/UFPB), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba (PPGSS/UFPB) e Chefe do Departamento de Serviço Social (DSS/CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Nível Associado IV . Atua principalmente nos seguintes temas: mudanças relacionadas a fatos históricos, sociais, culturais. Desenvolveu projetos sociais relacionados as negação de direitos, as desigualdades sociais, aos riscos sociais e as precariedades nas áreas rurais e nos grandes centros urbanos , comunidade e inclusão.