Palestrantes

Luciana Cordeiro – UNICAMP

LUCIANA

Professora Doutora de Direito da UNICAMP. Professora Plena no Programa de Pós Graduação em Ensino e História das Ciências da Terra (PEHCT) no Instituto de Geociências – UNICAMP. Possui Doutorado e Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, área Direitos Difusos- Direito Ambiental; Especialização em Direito Processual Civil e em Direito Penal e Processual Penal. Graduação em Direito pela Universidade São Francisco. Desenvolve pesquisas nos temas: recursos hídricos, águas subterrâneos, ordenação do solo, geoparque e sustentabilidade, direito e educação ambiental. Pesquisadora do SB-Lab-Sustainable Business Laboratory da FCA/UNICAMP. Foi Coordenadora dos cursos de Pós Graduação em Direito Ambiental e em Direito Imobiliário no Centro Universitário Padre Anchieta- Jundiaí/SP. Parecerista e Consultora em Direito Ambiental. Participou do Programa de Fortalecimento Institucional do Projeto Sistema Aquífero Guarani no Uruguai. Sócia Fundadora da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil – APRODAB. Conselheira Efetiva da Comissão Estadual de Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Sustentável da OAB SP.

Carlos Hiroo Saito – UNB

2

Professor efetivo, classe Titular, com dupla lotação no Departamento de Ecologia e no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília; orienta no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Formado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Análise de Sistemas pela PUC/RJ, tem mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com ênfase em Geoprocessamento. Conduz trabalhos com uma abordagem interdisciplinar nas linhas de pesquisa de Educação Ambiental, Segurança Hídrica e de Gestão do Território. É parecerista de diversas revistas internacionais e nacionais.

Flávia Rebelo Mochel – UFMA

FLAVIA MOCHEL

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Zoologia – Museu Nacional / UFRJ e doutorado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão, responsável pelo LAMA- Laboratório de Manguezais e fundadora/coordenadora do CERMANGUE- Centro de Recuperação de Manguezais na UFMA. Possui experiência na área de Ecologia e Oceanografia Biológica, com ênfase em Ecologia e Recuperação Ecológica de Manguezais, atuando principalmente nos seguintes temas: manguezais, educação ambiental, macrofauna bêntica, sensoriamento remoto e ecossistemas costeiros.

Paulo Sergio da Silva – UFU

paulo sergio

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia, mestrado em Geografia e Análise Ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Geografia e Gestão do Território pela Universidade Federal de Uberlândia e Pós-Doutorado em Geografia Urbana pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor da Universidade Federal de Uberlândia, na Escola Técnica de Saúde como docente e Coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente com dedicação exclusiva. Atua principalmente nas linhas de pesquisa, planejamento e gestão ambiental, Controle Ambiental, Avaliação de Impacto Ambiental, Educação Ambiental, Qualidade de vida, turismo e Meio Ambiente.

Lígia Tavares – UFPB

1

Professora Associada do Departamento de Geociências da Universidade da Paraíba. Doutora em Planejamento Urbano e Regional. Ambientalista e membro de fóruns da Sociedade Civil Organizada, atua na defesa do Meio Ambiente da Mata Atlântica, falésia do Cabo Branco e bacia do rio Gramame. Atualmente preside a Rede de Monitoramento Cidadão de João Pessoa, do Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Afonso Peche Filho – IAC

afonso peche

Pesquisador científico nível VI – Engenheiro Agrônomo, Mestre em Engenharia de Água e Solo pela UNICAMP. Doutorando em Ciências Ambientais na UNESP – Campus Sorocaba – SP. Atualmente é professor convidado na ESALQ/USP no Curso de Especialização em Manejo de Solos e professor convidado da UNIANCHIETA no Curso de Especialização em Ecologia e Educação Ambiental. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em Gestão de Impactos em Bacias Hidrográficas, atuando em projetos de pesquisa e extensão nos seguintes temas: metodologia da pesquisa aplicada, desenvolvimento de modelos de gestão ambiental através da pesquisa-ação, diagnóstico agroambiental e impacto socioambiental em áreas agrícolas, desenvolvimento, adaptação e aplicação de métodos didáticos para educação ambiental no meio rural. Atualmente desenvolve pesquisa na área de engenharia ambiental na agricultura no Centro de Engenharia e Automação do IAC onde coordena projetos de cooperação entre instituições públicas e privadas.

Andréa Maria Calazans Pacheco Pacífico – UEPB

andrea

 

Pesquisadora visitante no Centro de Estudos de Refugiados da Universidade de Oxford; Pós-doutora em Direito Internacional dos Refugiados pela Universidade de York, Canadá; doutora (PhD), com distinção, em Ciências Sociais pela PUC/São Paulo, com período sanduiche no Centro de Estudos de Refugiados da Universidade de York, Canadá; mestre (LLM/MA) em Direito Internacional e Política/Relações Internacionais pela Universidade de Lancaster, Inglaterra; e bacharela em Direito pela UFAL. É ainda professora adjunta, com dedicação exclusiva, da graduação e do mestrado, do Curso de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba, coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Deslocados Ambientais (Nepda) e co-coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (ACNUR) desta IES. Tem experiência em deslocados ambientais, migrantes e refugiados, Direitos Humanos e Humanitário, Direito Internacional e regimes internacionais, capital social e processos de democratização.

Talden Farias – UFPB

talden farias

Advogado, consultor jurídico e professor de Direito Ambiental da graduação e da pós-graduação do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba – CCJ/UFPB. Doutor em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, com estágio de doutoramento sanduíche junto à Universidade de Paris 1 – Pantheón-Sorbonne. Doutor em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, com estágio de pesquisa realizado junto à Universidade de Salamanca/Espanha. Mestre em Ciências Jurídicas pela UFPB. Diretor de Ensino da União Brasileira da Advocacia Ambiental – UBAA. Líder do Núcleo de Estudos em Direito Ambiental e Urbanístico – NEDAU. Autor dos livros “Licenciamento ambiental: aspectos teóricos e práticos”, “Introdução ao direito ambiental” e “Direito ambiental: tópicos especiais” (Universidade Federal da Paraíba, 2007). Co-organizador dos livros “Direito ambiental: o meio ambiente e os desafios da contemporaneidade”e “Planejamento urbano de energias renováveis: diálogos franco-brasileiros”, dentre outros. Autor de diversos capítulos de livros e de dezenas de artigos científicos publicados em periódicos especializados. Membro de equipe multidisciplinar de diversos Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental relativos a obras de infraestrutura e conferencista e debatedor em congressos e seminários. Colunista ambiental do site Consultor Jurídico.

Edvânia Tôrres Aguiar Gomes – UFPE

edvania 12

 Graduada em Ciências Geográficas pela Universidade Católica de Pernambuco, mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado na Universitat Leipzig. Estágio no IFL – Leipzig. Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Professora visitante conferencista com participação em projetos internacionais em diferentes países (Áustria, Alemanha, Colômbia, Equador e Suíça), Coordenadora do Escritório Brasileiro da Red Científica Alemania – Latinoamérica, Presidente Regional da Associação dos Ex-bolsistas da Alemanha, Coordenadora brasileira do Programa de Intercâmbio Acadêmico UNIBRAL II. Coordenadora brasileira do curso internacional de especialização em Dynamics Urbains (Eramus +). Coordenadora do Projeto “Pos-colonial Teaching in Geography”, financiado pela SEED MONEY – Suiça, em parceria com a Universidade de Lucerna. Coordenadora do Projeto Cartografia e Territorios – Região Urabá – Colombia, em parceria com a Universidad Pontifica Bolivariana. Líder do Grupo de Pesquisa Sociedade Natureza. Possui experiência na área de Educação e Pesquisa, atuando em Métodos e Técnicas de Ensino e Pesquisa Recursos Didáticos Pedagógicos, principalmente nos seguintes temas: Espaço Público, Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Desenvolvimento Regional (Leste Europeu e América Latina, Cidades de Porte Metropolitano e Médio), Acessibilidade e Bacia Hidrográfica.

Edson Vicente da Silva – UFC

cacal

Possui graduação em Geografia, Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Planejamento Rural em Função do Meio Ambiente pelo Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Rio Claro São Paulo. É Pós-doutor em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e Pós-doutor em Planejamento e Geoecologia da Paisagem pela Faculdade de Geografia, Universidade de Havana-Cuba. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Geoecologia da Paisagem, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, educação ambiental, litoral, análise geoambiental, recursos hídricos e desenvolvimento sustentável.

Alecksandra Vieira de Lacerda – UFCG

Sem título

 Possui graduação em Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Professora Adjunto, Nível IV, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande ocupando os seguintes cargos: Coordenadora do Laboratório de Ecologia e Botânica, Coordenadora de Pesquisa e Extensão da Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento, Presidente do Comitê de Pesquisa e Extensão do CDSA/UFCG, membro do Comitê Interno de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande e Coordena na Instituição Receptora o Mestrado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (MINTER UFPB/UFCG). Encontra-se como Líder do Grupo de Pesquisa – CNPq: Conservação Ecossistêmica e Recuperação de Áreas Degradadas no Semiárido e está como pesquisadora associada a Rede Norte Nordeste de Fitoprodutos – INCT-RENNOFITO. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, Ecologia de Comunidades e Ecologia de População, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia e dinâmica da Caatinga, gerenciamento e manejo de bacias hidrográficas, etnoecologia, flora e estrutura de áreas ciliares e manejo de lavoura xerófila.

Anderson Pereira Portuguez – UFU

anderson portugues

 Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo; Pós-Graduado (Lato Sensu) em Educação Escolar pela Faculdade Espírito-Santense de Administração; Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo; Doutor em & quot; Geografia e Desenvolvimento: Território, Sociedade e Turismo & quot; pela Universidad Complutense de Madrid. Pesquisador experiente em Geografia Cultural e do Turismo, Geografia Política, Geografia e Religiosidade Popular e Estratégias de Desenvolvimento de Base Comunitária. Professor Adjunto IV do Curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (Campus Pontal – Ituiutaba, MG). Conselheiro da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (Ituiutaba, MG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (FACIP/UFU). Presidente do Instituto Ganga Zumba, seção Minas Gerais.

Thais Guimarães – GEOdestinos

thais guimarães

Doutora em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco – Linha de pesquisa: Geologia Sedimentar e Ambiental. Cursou parte do doutorado em regime de intercâmbio sanduíche na Universidade de Trás-os-Montes e Ato Douro. Mestre em Geociências pela UFPE. Especialista em Ciências Ambientais pelo CINTEP-PB. Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba. Foi professora substituta do Dpto. de Geologia da UFPE e Tutora a distância. Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia e Geologia Ambiental, trabalhando principalmente com Patrimônio Geológico, Geoconservação (Geoparques e Geoturismo), Geoarqueologia, Educação Ambiental, Riscos Ambientais, Geo-educação e Popularização das Geociências.

Ricardo Farias do Amaral – UFRN

ricardo amaral

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE(1982), especialização em Oceanografia Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e Geologia Marinha pela UFF, mestrado em Geociências pela UFPE (1987) e doutorado em Geociências pela UFRGS (1999). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua na área das Geociências, com ênfase em Geologia Costeira, Gestão Costeira, Geomorfologia e Geoprocessamento, e tem desenvolvido estudos relacionados à Geologia Ambiental e Urbana, Diagnóstico e Zoneamento Ambiental e Gestão em áreas costeiras e em unidade de conservação marinha e projetos de extensão voltados ao meio ambiente, educação e cinefotografia.

Vanice Fragoso Selva – UFPE

vanice

Geógrafa e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutora pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco atuando nos cursos de graduação em Geografia e em Turismo e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA. Esteve na coordenação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA no período de 2007 a 2012. Atualmente coordena o Laboratório de Pesquisas Integradas de Gestão Ambiental do PRODEMA onde desenvolve atividades de pesquisa e extensão e o Programa de Educação Tutorial – Conexão de Saberes: Gestão Política-Pedagógica na UFPE. No campo da pesquisa, enfatiza a Gestão do Território atuando principalmente nos seguintes temas: análise e gestão ambiental do território, governança ambiental turismo. Atualmente desenvolve pesquisa voltada para a gestão de territórios turísticos em pequenas ilhas e ambientes protegidos. No âmbito da extensão, coordena projetos nas temáticas de meio ambiente, educação ambiental e sustentabilidade. Durante sua trajetória profissional tem participado de projetos de interesse nacional, regional e estadual no âmbito de estudos de impactos ambientais, implantação de projetos de turismo, planejamento e gestão de áreas protegidas, gestão ambiental municipal, Educação Ambiental-Escolas Sustentáveis e estudos de capacidade de carga turística para operacionalização do turismo.

Giovanni de Farias Seabra – UFPB

 

giovanni

Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba, é Bacharel em Geografia pela Universidade de Brasília, Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco, Doutor em Geografia Física na Universidade de São Paulo, Pós-Doutor em Geologia Sedimentar e Ambiental, na Universidade Federal de Pernambuco, Pós-Doutor em Geoecologia das Paisagens, pela Universidade Federal da Bahia, Pós-Doutor em Gestão Socioambiental de Parques Nacionais, pela Universidade Central do Chile. Autor de diversos livros e artigos científicos, tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoecologia das Paisagens, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Diagnóstico e Análise Ambiental, Metodologia da Pesquisa, Ecodesenvolvimento, Planejamento do Turismo e Educação Ambiental. É coordenador do Projeto Turismo Sertanejo, desde 2001.

Karina Massei – Aquário Paraíba

Karina Massei

Graduada em Ciências Biológicas com Ênfase em Biologia Marinha (UNISANTA/SP). Mestre em Estudos Marinhos em Ambientes Costeiros (EMAC/Universidade do Algarve,PT). Doutoranda pelo Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente PRODEMA – UFPB.  Coordenadora de Educação Ambiental da Superintendência de Administração do Meio Ambiente no Estado da Paraíba – SUDEMA. Especialista em Educação Ambiental (SENAC/PB). Trabalhou no Atlantis The Palm (Dubai) como Gerente da Área Dolphin Bay. Trabalhou no Zoomarine Itália SpA como Diretora Zoológica e no Mundo Aquático – Parques Oceanográficos de Entretenimento Educativo, SA (Zoomarine, PT) ocupando o cargo de Curadora da Área Zoológica, tendo experiência em parques zoológicos nas áreas envolvidas com manejo e condicionamento operante baseado em reforço positivo com espécies exóticas, na organização e gestão de equipes.

José Ricardo Martins da Silva – Emlurb-PCRecife

RICARDO MARTINS

Engenheiro Agrônomo formado na Universidade Federal Rural de Pernambuco, com Especialização em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba. Professor da graduação e pós-graduação na UNESF/FUNESO desde 1981. Leciona as disciplinas Botânica e Ecologia (graduação); Implantação e Manutenção de Jardins, nos Cursos de Pós-Graduação em Paisagismo e Geografia e a Questão Ambiental. Eleito Presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU, biênio 2010 – 2011 / biênio 2012 – 2013. President of Brazil Chapter  na ISA – International Society of Arboriculture (USA) / SBAU, biênios 2010 – 2011 / 2012 – 2013. É Consultor em Paisagismo, Arborização Urbana, e Meio Ambiente.

Solange Coutinho – UPE

Solange

 Geógrafa, especialista em Ecologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutoranda em Educação pela Universidade da Madeira, Portugal. Atualmente é professora titular da Universidade de Pernambuco lecionando as disciplinas Ecologia e Biogeografia no curso de licenciatura em Geografia e pesquisadora adjunto da Fundação Joaquim Nabuco, instituição do Ministério da Educação, lotada na Coordenação de Estudos Ambientais, tendo como linhas de pesquisa Educação Ambiental e Unidades de Conservação como Lugares Educadores. Representa a Fundação Joaquim Nabuco na Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Pernambuco e o campus Mata Norte da Universidade de Pernambuco na Comissão Científica que assessora o Conselho da Resex Acaú-Goiana.

Lucivânio Jatobá – UFPE

lucivanio

Geógrafo, mestre em Geografia e doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente, pelo PRODEMA-UFPE.  É professor Adjunto  do Departamento de Ciências Geográficas da UFPE, desde o ano de 1977, com atuação nas seguintes áreas: Geomorfologia, Climatologia e Metodologia do Ensino de Geografia. Lecionou em diversas instituições de ensino superior brasileiras, em cursos de pós-graduação, além de ter ministrado dezenas de cursos intensivos em vários Encontros e Congressos Científicos no Brasil. E´autor de  livros que tratam da Questão Ambiental, entre os quais ” Introdução à Geomorfologia”, “Tópicos Especiais de Geografia Física” , “Litosfera- Mineral, Rochas e Relevo” e ” O Nordeste Brasileiro- A Convivência com a Seca”.

Maria de Lourdes Soares – UFPB

lurdes

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Pós-Doutoranda da Pontifícia Universidade Católica de Sáo Paulo. Coordenadora do Laboratória de Estudos e Práticas Sociais (LEPS/DSS/UFPB), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba (PPGSS/UFPB) e Chefe do Departamento de Serviço Social (DSS/CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Nível Associado IV . Atua principalmente nos seguintes temas: mudanças relacionadas a fatos históricos, sociais, culturais. Desenvolveu projetos sociais relacionados as negação de direitos, as desigualdades sociais, aos riscos sociais e as precariedades nas áreas rurais e nos grandes centros urbanos , comunidade e inclusão.